O que é música?

Post

A dúvida “o que é música” vem sendo alvo de controvérsia há décadas.

Alguns autores defendem que música é a conciliação de sons e silêncios de uma forma organizada. Vamos esclarecer com um malogro: Um rumor de rádio emite sons, porém não de uma maneira organizada, dessa forma não é habilitado como música. Essa manifestação parece simples e completa, porém definir música não é uma coisa tão óbvio dessa maneira. Podemos distribuir um rebate de automóvel como música? Ele emite sons e silêncios de uma forma organizada, porém garanto que a maior parte das indivíduos não chamaria este sentença de música.

adorando_musica

Por isso, o que é música afinal de contas?

De uma forma mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, equilíbrio e ritmo.

Concerto

Concerto é a voz essencial do sentença, é aquela coisa que pode ser cantado.

Equilíbrio

Equilíbrio é uma justaposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma indivíduo tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma justaposição de diversas notas, como veremos adiante em mais tópicos. Dessa forma que os acordes fazem parte da harmonia.

Obs: Realmente compensa enfatizar que a melodia não impreterivelmente é composta pela única voz ; é possível similarmente que ela tenha duas ou mais vozes, embora de ser pouco comum essa situação.

Para reconhecer melodia de harmonia nesse caso, podemos realizar uma semelhança com um navio no extensão. O navio representa a harmonia e as indivíduos dentro do navio representam a melodia.

Tanto o navio quanto as indivíduos estão se mexendo, e as indivíduos se mexem dentro do navio enquanto ele trafega pelo extensão. Repare que o navio serve de base, guarida, para as indivíduos. Elas evidencia liberdade para se movimentar somente dentro do navio. Se uma indivíduo alegrar-se para fora do navio, será desastroso. Com melodia e harmonia, é a mesma coisa.

Ritmo

Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música.

Cada um desses 3 conteúdos necessita ser combinado à parte. Um entendimento otimizado permite uma manuseamento ilimitada de todos os recursos que a música oferece, e é isto o que faz os “sons e silêncios” ficarem tão interessantes para nosso ouvido. Aqui no Descomplicando a Música você vai exercitar como trabalhar tudo isto. Afinal de contas, mais fundamental que saber o que é música, é saber como trabalhar em cima dela.

Prepare-se!

Obs: este site tem mais de 100 aulas gratuitas sobre especulação sonante, de maneira organizada e simplificada (do básico ao avançado ). Porém alguns artigos e conteúdos estão abreviados. Para ter acesso ao conteúdo completo e projetado, confira nossa apostila completa de especulação sonante.

Advertisements

Author: simbolodapazblog

Adoro a vida.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s